quinta-feira, 31 de março de 2016

Deu no Jota: “Empresa não doa, empresa investe”, afirma Lamachia


A relação promiscua de empresas que doam na campanha buscando vantagens durante o mandato atinge políticos de praticamente todos os partidos do país. O diagnóstico foi feito ao JOTA pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, um dia depois (29/03) de protocolar novo pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara dos Deputados e horas antes de o PMDB abandonar o governo.
“A raiz de toda essa corrupção Brasil afora e que estamos tendo conhecimento na política vem com base no investimento de empresas. Empresa não doa, empresa investe. Está demonstrado isso. As empresas não estavam doando, estavam investindo”, afirmou. “Daí me perguntam: está só no partido do governo? Não está só no governo, está em quase todos os partidos. Não vamos generalizar, mas em quase todos. Vemos problemas hoje em políticos de praticamente todos os partidos, seja partidos de oposição seja partidos de situação.”

leia mais

quarta-feira, 30 de março de 2016

OAB - Últimos dias para o envio de sugestões para regulamentação do Novo CPC


Após colher as sugestões da classe, a OAB encaminhará as manifestações ao CNJ

Brasília – A advocacia brasileira tem até o dia 31 de março para enviar suas sugestões para a pesquisa sobre a regulamentação do Novo CPC. Após colher as sugestões da classe, a entidade encaminhará as manifestações ao Conselho Nacional de Justiça. Os advogados podem enviar suas sugestões e críticas por meio deste link A OAB encaminhará ao CNJ todas as contribuições de forma organizada e sistematizada, atuando também na interpretação das demandas e como elas podem melhorar o trabalho dos mais de 950 mil profissionais ligados à entidade.

Saiba mais

quinta-feira, 24 de março de 2016

Entidades médicas denunciam à OAB volume de mortes evitáveis no SUS


Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituirum Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, asegurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de umasociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordeminterna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, aseguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte,o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aosdesamparados, na forma desta Constituição.


Brasília – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, recebeu nesta quarta-feira (23) o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, e o diretor jurídico da Associação Médica Brasileira (AMB), Carlos Michaelis Júnior.
A pauta do encontrou foi uma denúncia das duas instituições à OAB sobre as milhares de mortes evitáveis no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), todos os dias, em todo o Brasil, por falta de medicamentos e infraestrutura.
“O dinheiro que entra pelo ralo da corrupção deveria ser investido em todas as áreas sociais. Os senhores aqui me trazem exemplos contumazes de que a saúde é uma das áreas mais afetadas. Em resumo, significa dizer que a corrupção tem tirado vidas”, asseverou Lamachia.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Estados onde é restituido o IPVA de carros roubados ou furtados


SÃO PAULO
A Secretaria de Fazenda do estado já começou a devolver o IPVA para proprietários de veículos roubados. O reembolso é referente à restituição proporcional do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e beneficia os proprietários que haviam pago o imposto quando ocorreu o crime. O primeiro lote foi liberado na última sexta, dia 04/03 e se refere às ocorrências registradas no 1º trimestre do ano passado. No total serão creditadas diferenças relativas a 53.826 veículos, distribuídas em quatro lotes liberados nos meses de março e abril. Clique aqui e veja como restituir o valor do IPVA de veículos roubados.

MINAS GERAIS
A devolução é proporcional ao período que a pessoa ficou sem o veículo, desde que ele foi roubado até o dia 31/12 de cada ano. O prazo é de cinco anos para fazer o requerimento. O pedido pode ser feito a qualquer momento na Secretaria da Fazenda.

CEARÁ
No Ceará, o motorista que tiver o carro roubado só pode pedir isenção do IPVA caso o roubo tenha ocorrido até o último dia do ano anterior, ou seja, para não pagar o IPVA de 2016,  o veículo precisa ter sido roubado até o dia 31 de dezembro de 2015. Neste caso, o motorista precisa se dirigir à um posto da Secretaria da Fazenda do Ceará com um Boletim de Ocorrência, dá-se início a contagem de 30 dias para o processo de isenção iniciar.

GOIÁS
O Detran/Go isenta do pagamento do IPVA, o motorista que tem o carro roubado, desde que ele comprove que foi vítima de roubo. Se o veículo for encontrado, a isenção é proporcional ao tempo em que o dono ficou sem ele. A Secretaria da Fazenda de Goiás esclarece que o motorista que tiver o veículo roubado ou furtado no Estado pode pedir a restituição do IPVA "não utilizado" à Sefaz. O pedido é feito em requerimento padronizado, disponível no site www.sefaz.go.gov.br, e deve ser entregue nas delegacias fiscais, nas unidades Vapt Vupt da Secretaria e no protocolo geral, no complexo fazendário.

TOCANTINS
No Tocantins existe uma lei de 2001 que determina a devolução do IPVA de veículos roubados e furtados. Diferente de alguns estados, existe um calendário para o pagamento do imposto, que varia de acordo com o final da placa. O dinheiro devolvido irá corresponder ao proporcional do IPVA.

PARÁ
Para obter a devolução de imposto já pago é necessário protocolar processo junto a Secretaria da Fazenda. Chamado de restituição de indébito, os detalhes do pedido estão em
http://www.sefa.pa.gov.br/index.php/orientacoes/manual-de-atendimento/1209-restituicao-indébito. O pedido é feito junto as Coordenações regionais da Secretaria da Fazenda em todo o estado.

SERGIPE
Para pedir a restituição, a pessoa precisa dar entrada no pedido diretamente na Secretaria da Fazenda, mas tem que levar uma documentação que inclui o boletim de ocorrência da polícia e também a comprovação de que informou o roubo do veículo no DETRAN. Além disso, o pagamento só ocorre no exercício seguinte ao do IPVA que já foi pago.
PERNAMBUCO
A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) informa que realiza a devolução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de carros roubados. O valor é restituído com base no período em que o proprietário permaneceu sem o carro, sendo computado mensalmente. Ou seja, o contribuinte pode ter uma devolução de 1/12 avos até 12/12 avos do valor pago de imposto.

BAHIA
Para pedir a restituição, o motorista deve registrar o Boletim de Ocorrência na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos e, com isso, essa ocorrência já passa a constar no sistema do Detran. No exercício posterior, o contribuinte deve solicitar através de processo a devolução do IPVA em uma unidade da Sefaz no SAC, e receberá em conta corrente o valor  proporcional referente aos meses que ele ficou sem a posse do veículo.

PARAÍBA
Na Paraíba, segundo a Receita Estadual, todo contribuinte que pague IPVA tem direito a receber a devolução do valor pago. Para ter direito é preciso ir até a Receita Estadual com o boletim de ocorrência policial e os comprovantes de compra do veículo.

RIO GRANDE DO SUL
Para receber a restituição, o dono do carro tem que registrar a ocorrência e encaminhar requerimento à Receita Estadual. Quando o dinheiro é liberado após o requerimento à Receita Estadual, o dono do carro não é avisado. Mas pode acompanhar o processo pelo site da secretaria (www.sefaz.rs.gov.br).

RIO DE JANEIRO
Para restutuir o valor do IPVA, o motorista não é avisado e tem que abrir um processo nas inspetorias para obter a restituição. O registro do boletim de ocorrência é basta para obter o direito à restituição, nos termos do art. 13-A da Lei 2877/97, pois há comunicação entre os sistemas do DETRAN_RJ e da SEFAZ_RJ, que permitem que seja visualizado o cadastro do roubo nos sistemas.  O formulário de restituição está no site da Secretaria da Fazenda.          

DISTRITO FEDERAL
O contribuinte tem de comunicar à Secretaria de Fazenda, pessoalmente em uma das agências da Receita do DF, o roubo e apresentar o BO. A partir da reclamação é aberto processo administrativo que irá gerar a cobrança proporcional do valor do imposto.
Se o contribuinte já tiver pago o valor total, fazemos a restituição. Caso não tenha pago, ele ganha um prazo para pagamento e calculamos o valor proporcional ao tempo de uso do veículo até a ocorrência.

RECIFE
A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) informa que realiza a devolução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de carros roubados. O valor é restituído com base no período em que o proprietário permaneceu sem o carro, sendo computado mensalmente. Ou seja, o contribuinte pode ter uma devolução de 1/12 avos até 12/12 avos do valor pago de imposto.

MARANHÃO
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) informa que o estado do Maranhão não adota a medida de restituição de valor pago do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), nos casos de veículos roubados.
No entanto, o Maranhão não realiza a cobrança de IPVA's futuros, sendo que, para que isso aconteça é necessário que o proprietário do veículo furtado dê entrada a um processo de comunicação de roubo (com requerimento, CPF do requerente, Boletim de Ocorrência policial ou Quaisquer outros documentos relativos à justificativa) junto à Secretaria de Estado da Fazenda e junto ao DETRAN-MA, para cancelamento de cobrança do imposto ao proprietário do veículo roubado.

AMAZONAS
O Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (SEFAZ) informou que não devolve as quantias pagas, apenas interrompe a cobrança a partir do momento em que é apresentado o Boletim de Ocorrência.

MATO GROSSO
A partir do registro do Boletim de Ocorrência, a polícia informa ao Detran a data do roubo e a partir deste informe o IPVA é suspenso. Se o imposto já estiver pago, no vencimento do imposto no ano seguinte ao sinistro, o contribuinte precisa entrar com processo na Sefaz solicitando a restituição. O valor restituído é proporcional aos meses do ano em que o motorista ficou sem o carro (se o roubo ocorreu em março, é recolhido o proporcional a janeiro, fevereiro e março e devolvido o restante.) A restituição é feita por depósito na conta do contribuinte.

Fonte: G1

Carro roubado ou furtado em São Paulo tem IPVA restituido

O contribuinte que teve seu veículo roubado ou furtado recebe uma dispensa proporcional do pagamento do IPVA do ano anterior a partir do mês em que aconteceu o roubo ou furto, desde que haja Boletim de Ocorrência.Se o veículo for recuperado, o IPVA volta a ser recolhido no ano em que a recuperação ocorrer. O valor é proporcional aos meses que restarem até o final do respectivo ano, incluindo o mês da recuperação.

Para obter a restituição pretendida, dos valores de IPVA pagos indevidamente, deverá o interessado formalizar seu pedido conforme modelo disponível na página da Secretaria da Fazenda, no endereço  “Pedido de Restituição”.

 Passo a passo

 Local
 

Posto Fiscal, Central de Pronto Atendimento ou Unidade do Poupatempo.
 

 Taxa
 

Não há taxa.
 

 Documentos
 

- Pedido de Restituição em 02 vias; - Original do comprovante de pagamento do IPVA ou do recibo de pagamento bancário se o tributo tiver sido pago sem guia, com acesso pelo número do RENAVAM; - Certidão de pagamento original nos casos de extravio de pagamento; - Boletim de ocorrência comprobatório da privação dos direitos de propriedade do veículo; - Certidão de baixa do veículo, no caso de baixa permanente no Cadastro de Veículos do DETRAN/SP; - Cópia da NF de aquisição do veículo, quando se tratar de pagamento a maior do IPVA de veículo novo (0 km); - Cópia do documento de identidade (RG) do proprietário, de seu procurador ou do representante legal da empresa; - Cópia do CPF do proprietário, de seu procurador ou do representante legal da empresa; - Cópia do CNPJ, se pessoa jurídica; - Cópia do Contrato Social da empresa, se pessoa jurídica; - Original do Instrumento Particular de Procuração, quando a solicitação for feita por procurador, observando-se a dispensa da exigência de reconhecimento de firma, nos termos do artigo 1.º da Lei Estadual N.º 2.144/79; - Se o veículo for objeto de contrato de arrendamento mercantil ( Leasing ), apresentar o respectivo Contrato de Arrendamento e procuração da empresa arrendadora dando poderes ao arrendatário para levantar o valor a ser restituído; - Se for o caso, escritura pública ou alvará judicial; - Outros documentos que comprovem as alegações apresentadas. - Todas as cópias de documentos exigidas acima deverão ser apresentadas com os originais, para conferência e autenticação pelo atendente, dispensando-se autenticação e reconhecimento de firma em cartório, salvo se houver dúvida quanto à autenticidade. Observação: Quando se tratar de requerente que não conste como proprietário do veículo e que não atue como representante do proprietário, serão solicitados documentos que comprovem ser o interessado o titular do direito à restituição do imposto, conforme a Portaria CAT 27/2015.
 

 Procedimentos
 

Comparecer ao Posto Fiscal, Central de Pronto Atendimento ou Unidade do Poupatempo, de posse dos documentos acima mencionados.

As informações não foram suficientes para sanar sua dúvida?
Clique aqui para efetivar o envio da sua consulta

sábado, 19 de março de 2016

Gilmar Mendes suspende nomeação de Lula como ministro da Casa Civil



Ministro também manteve investigações sobre Lula com o juiz Sérgio Moro.

Na decisão, o ministro afirma ter visto intenção de Lula em fraudar as investigações sobre ele na Operação Lava Jato. O petista ainda pode recorrer da decisão ao plenário do Supremo.

Saiba mais

sexta-feira, 18 de março de 2016

Lei nº 13.260, de 16.3.2016 - Regulamenta o disposto no inciso XLIII do art. 5o da Constituição Federal, disciplinando o terrorismo


Lei nº 13.260, de 16.3.2016 - Regulamenta o disposto no inciso XLIII do art. 5o da Constituição Federal, disciplinando o terrorismo, tratando de disposições investigatórias e processuais e reformulando o conceito de organização terrorista; e altera as Leis nos 7.960, de 21 de dezembro de 1989, e 12.850, de 2 de agosto de 2013.

Veja também o que foi vetado, você concorda? è ou não ato de terrorismo?

incendiar, depredar, saquear, destruir ou explodir meios de transporte ou qualquer bem público ou privado, interferir, sabotar ou danificar sistemas de informática ou bancos de dados





Pensão Alimentícia - veja as principais mudanças



Com a Vigência do novo Código de Processo Civil, passam a vigorar as mudanças referentes a pensão alimentícia, se atente as principais:




Novo CPC entra em vigência hoje !!!!

O novo Código de Processo Civil (CPC),  passa a vigorar em 18 de março de 2016


Principais mudanças:

- O novo código traz mecanismos para a busca da conciliação entre as partes;

- Traz mudanças que simplificam a defesa do réu;

- Institui a contagem dos prazos para as partes apenas em dias úteis;

- Faculta ao Juiz definir um cronograma para decisão das causas de acordo com a sua melhor conveniência, redação do art. 12 que foi alterada pela lei 13.256/2016, ou seja, antes de sua vigência, e trazia uma redação mais favorável a celeridade, pois definia que os juízes e os tribunais deveriam obedecer à ordem cronológica de conclusão para proferir sentença ou acórdão;

- Fim dos Embargos Infringentes e do Agravo Retido;

- Mudanças nas regras referentes aos honorários advocatícios;

- Definição de requisitos e procedimentos para a desconsideração da personalidade jurídica das sociedades

- A ratificação das normas fundamentais previstas na Constituição Federal;

- Fim da oposição como intervenção de terceiros, que passa a ser procedimento especial;

- Fim da nomeação à autoria  como intervenção de terceiros;

- Institui a citação por meio eletrônico;

Entre outras, fiquem atentos !!!!










quarta-feira, 16 de março de 2016

Dia do Consumidor 15 de março


No dia 15 de março, é comemorado o Dia Mundial do Direito do Consumidor, temos muito a comemorar, pois dispomos de um código com um rol de dispositivos que tutelam os direitos do consumidor, considerado um dos mais avançados do mundo, e apesar disso mecanismos de defesa do consumidor continuam, como não poderia deixar de ser, em constante evolução, ao longo destes 25 anos de vigência, como a recente decisão do STJ, tornando  ilegal o uso de qualquer publicidade e venda casada, destinada ao  público infantil, conforme acórdão.

Apesar disso muito ainda precisa ser conquistado, pois apesar de 95% dos brasileiros afirmarem conhecer o Código de Defesa do Consumidor , a grande maioria destes (63%) nunca o consultou, conforme constatou pesquisa realizada pelo IDEC.

Nada adianta um código efetivo se o consumidore não conhecer e exigir seus direitos,  pois este desconhecimento é terreno fértil para  empresas que ainda continuam desrespeitando os direitos tutelados, como bancos e empresas de telecomunicações, conforme aponta relatório n o site do PROCON de São Paulo.

Com isso parabéns consumidores e sejam consumidores conscientes de olho nos seus direitos !!!


quinta-feira, 10 de março de 2016

ESA SP - Cursos Gratuitos



W31/01 - Código de Processo Civil – Principais Alterações ( PLS 166/10 )



Cursos de Direito a Distância




APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a Escola Nacional de Advocacia (CFOAB/ENA) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), mantêm convênio para a oferta de cursos de Pós-graduação e de Extensão, na modalidade a distância, desde 2008.

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Advocacia Trabalhista e Previdenciária terá aulas 100% a distância pela Internet, na Sala Virtual de Aprendizagem EaD UNISC. O Estudante poderá acessar o ambiente virtual nos horários e locais da sua preferência. O curso é reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria nº 308, 15 de abril de 2013.

http://www.unisc.br/site/direito_ead/


Mapa Mental - Dos Direitos Sociais - art. 7º, IV da CF - hora da crítica

Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse? - Que País é Esse? Legião Urbana

O Brasil é o país do futuro - 1965 (Duas Tribos)  Legião Urbana

Clique na imagem para ampliar

Mapa Mental - Da capacidade para o casamento





Mapa Mental - Casamento


Baixe no formato original

Mapa Mental - Direito de Família




Estágio AGU



ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO
EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTÁGIO REMUNERADO
NA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO – Nº 01/2016


terça-feira, 8 de março de 2016

Mulher...


Parabéns a minha esposa, filha e a todas as mulheres, que sem sombra de dúvida, são muito melhores do que nós homens, só faltando alguns reconhecerem !!!!  

sábado, 5 de março de 2016

depois de atender a campainha as 6:00h ...


Alunos de Direito não percam esta oportunidade - estágio virtual



Qualquer aluno do curso de Direito pode assistir às audiências transmitidas ao vivo pelo Blog Federal, inclusive no modo gravado. A regular inscrição do aluno garante a obtenção de Certificado Digital, cuja validação perante a Instituição de Ensino Superior (IES), quer como Estágio Curricular Supervisionado (para alunos a partir do 7º semestre), quer como Atividade Complementar (Horas Complementares para os demais alunos), juntamente com o relatório de audiências, depende, exclusivamente, da aprovação da própria Instituição, em razão de sua autonomia, nos termos do artigo 7º, § 1º, e 8º, da Resolução CNE/CES N° 9, de 29 de setembro de 2004, e legislação correlata.
Observação: Os alunos devidamente inscritos que optarem pelo modo gravado, terão o prazo de 5 dias após a realização da audiência, para assistir. Decorrido o prazo, o vídeo será bloqueado a novos acessos.
Clique aqui para ver as próximas audiências e faça sua inscrição!

quinta-feira, 3 de março de 2016

DPE - SP realiza Processo Seletivo para contratação de Estagiário de Direito

As inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de março de 2016






OAB e mais de 100 entidades lançam movimento nacional contra CPMF




Evento na OAB reuniu mais de 100 entidades dasociedade civil contra a volta da CPMF


Brasília – Agora chega de aumentos na carga tributária. Foi esta a mensagem transmitida pela OAB Nacional e por mais de 100 outras entidades da sociedade civil, que se reuniram na manhã desta quarta-feira (2) em Brasília. Cobrando do governo a boa aplicação dos já fartos recursos arrecadados dos cidadãos, os participantes contam agora com a mobilização de todos os brasileiros nesta luta.